MEC ainda não confirmou nova data para divulgação do Fies para o 2º semestre

Escrito por  Publicado em Variedades Terça, 23 Junho 2015 17:50

Estudantes de curso superior interessados em financiar os estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terão que aguardar mais algum tempo. O Ministério da Educação (MEC) adiou a publicação oficial sobre a oferta de novas vagas do programa no segundo semestre de 2015. Até o momento, o setor privado não foi informado sobre uma nova data.

 

A expectativa, inicialmente, era de que a publicação no Diário Oficial da União seria feita no dia 17 de junho. Entretanto, existe a possiblidade de que a divulgação ocorra nesta semana. Segundo a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, a edição do segundo semestre do Fies ofertará pelo menos 100 mil vagas para novos contratos.

 

O MEC deverá elevar dos atuais 3,4% ao ano para 6,5% ao ano a taxa de juros dos financiamentos no programa.  Além disso, pretende reduzir de 18 para 12 meses a carência, que é o período após o término do curso em que o aluno ainda não precisa amortizar o financiamento.

 

Diminui o prazo de amortização


O prazo de amortização cai para duas vezes o tamanho do curso mais um ano. Antes, esse prazo era de três vezes o tamanho do curso somado de um ano. Ou seja, por exemplo, um curso de quatro anos dever ser pago em até nove anos somado da carência e não mais em 13 anos.

Visto 717 vezes